sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Procópio, O Cervejeiro - Episódio 3 - Murphy's Irish Stout

     Arte: Leonardo Carvalho

Boa tarde, confrades!

Hoje é sexta-feira, dia de bebemorar. Tá quente pra cacete, então, vamos que vamos para mais uma dica cervejística do tio Procópio!


Hoje, vamos de Murphy's!


Como já sabem, pra iniciar o post, fui atrás da historinha bonitinha dessa cerveja que tanto gosto. E, pra minha surpresa, descobri que essa belezura é importada para o Brasil por ninguém mais ninguém menos que a Heineken. É , você não leu errado.  E pra espantar você mais ainda, no site da Heineken Brasil, você pode encontrar a lista de todas as cervejas que a marca importa e/ou distribui e produz aqui no nosso país. Nessa lista, podemos ver que, além da Heineken, a empresa trabalha com a Xingu (outra "Stout", por mais que no rótulo só tenha a expressão "Cerveja escura premium". Acessível ao bolso e agradabilíssima ao paladar, super recomendada.) e importa a Austriaca Edelweiss  (Boa, trigo na veia), a italiana Birra Moretti (Pilsen metida a besta) e a mexicana Dos Equis (Pilsen gostosa, altamente recomendada também.) Mas pera, a surpresa ainda não são essas marcas. A Heineken ainda trabalha com a Kaiser, Kaiser Radler, Bavária, Bavaria Premium, Bavária Gold e Sol Premium, sem citar a francesa Desperados, que eles também importam.

Dado essa panorama, me responda, querido leitor: Como uma marca tão respeitada como a Heineken, que produz uma cerveja tão boa que leva o seu nome e importa tantas outras top como as citadas tem a pachorra de trabalhar com tantas merdas como Bavária e Desperados?

PORQUE ESSA PORRA DE DESPERADOS NÃO É CERVEJA, É VOMITO FERMENTADO DE PT DE TEQUILA!

Destilarei meu ódio para com essa cerveja futuramente, em outro post. Agora é hora de falar de coisa boa, de Murphy's.

A seguinte descrição acompanha a foto da cerveja em seu hotsite oficial:

"Uma verdadeira Stout. Com sabor encorpado e o sistema Draghtflow, que cria uma espuma incrivelmente cremosa, é um verdadeiro símbolo da cultura cervejeira irlandesa. "
(copiei e colei na cara dura mesmo)

Esse sistema "Draghtflow" citado é uma invenção divina. Pra quem já viu uma lata de Murphy's ou até mesmo de Guiness, sabe que dentro da lata tem uma bolinha, que faz você pensar que está com uma lata de spray nas mãos. Essa bolinha, juntamente com o nitrogênio contido na interior da lata, faz com que a cerveja e a espuma fiquem perfeitamente alinhadas no copo, dando um belo visual e fazendo você imaginar que está num pub Irlandês na Irlanda. Independente da forma que você jogar a cerveja no copo, ela formará com perfeição a espuma cremosa ao final.

Fonte: A arte da bebida



É uma cerveja tradicional irlandesa, e concorre com diretamente com a Guiness (e leva uma certa vantagem, pelo menos no quesito publicidade.) Com mais de 150 de história, já faz a cabeça de vários compatriotas dos leprechauns e de pessoas ao redor do mundo. Bem, a descrição do site fala melhor do que eu:

"Legítima cerveja Irlandesa, tem sabor e aroma marcantes que lembram café com toques de cacau e nozes. É produzida desde 1856 em Cork, Irlanda, e nesses mais de 150 anos de tradição, essa cerveja de espuma consistente e cremosa já foi premiada dezenas de vezes, criando uma reputação de qualidade em mais de 40 países."


Relendo a minha descrição e nota, vi que escrevi muito pouco sobre ela. Eu era um garoto, no longínquo ano de 2013, maravilhado com os sabores e cores das cervejas. A descrição tá pouca, mas eu sinceramente recomendo demais essa breja para os novos bebedores. Inclusive, é uma excelente porta de entrada para o mundo das drogas  Stouts. Sendo fiel ao eu  do passado, não mudarei meu relato. (Só vou acrescentar mais 0,5 na nota final. ausahushau.)


Nome: Murphy's Irish Stout                               Provada em : 12/12/13
Origem: Irlanda, Reino Unido
Grad. Alcóol: 4,0 % Vol - 500 ml 

Nota e Descrição:

Tem o gosto característico das cervejas pretas: É bem amarga, porém muito agradável. É um tanto aguada, mas isso não a prejudica. É de cor bem escura, não dando as várias cores do líquido em outras notas. Tem uma curta espuma cor de capucchino com muito leite, mesmo que a jogue no copo de qualquer forma.

Nota: 8,5

Sim, sim confrades, ficou pequena a descrição. Com a passar da série, vocês irão ver o quanto meu entendimento de cerveja mudou e o quanto as descrições ficaram mais técnicas ao mesmo tanto que ficaram pessoais.

Comentários, sugestões, reclamações e depoimentos de quem tomou essa breja, ali embaixo, nos comentários!

Até semana que vem, companheiros!